sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Menina que Roubava Livros (The Book Thief)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade.

A Menina que roubava livros é baseado na obra de mesmo nome, de Markus Zusak (um dos roteiristas do filme) que, só aqui no Brasil, vendeu mais de 2 milhões de exemplares. É um filme digno, mas para quem, como eu, leu o livro, sentirá falta de vários detalhes. Com isso, a emoção gerada é totalmente diferente da do livro ou pior, nem há emoção. Este foi o meu caso. Apenas assisti o filme, mas os detalhes básicos não estavam lá para emocionar-me.
Percebam, o filme é bom, mas o foco do filme ficou diferente do foco do livro. No livro, a Morte conta a história de Liesel. As situações giram em torno dela e nós vemos o crescimento dela em vários momentos. O mesmo não ocorre com o filme. Basicamente o foco do filme se tornou a vida sofrida durante a Segunda Guerra e o que as pessoas faziam para amenizar.
Sophie Nélisse fez uma Liesel Meminger com extrema delicadeza, mas a figura dela não preencheu o meu ideal de Liesel. Eu não personifiquei Liesel dessa maneira: loira de olhos claros, por exemplo.
Já Geoffrey Rush fez um Hans, pai de Liesel, perfeito. Ele é um daqueles poucos atores mediúnicos que incorporam o personagem. Dá gosto de ver ! O jovem Nico Liersh interpretou Rudy, o melhor amigo de Liesel. Encaixou no meu imaginário com perfeição. Ele fez um Rudy perfeito !
É um bom filme que vale a pena ser visto, mas por favor, caso não tenha lido o livro, pegue-o e leia. Você se emocionará com a história de Liesel Meminger.

Nota: 7
______________________
A Menina que Roubava Livros (The Book Thief)
Diretor: Brian Percival
Atores: Barbara Auer, Emily Watson, Geoffrey Rush e Sophie Nélisse
2014, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário