segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diário de um jornalista bêbado (The Rum Diary)

Paul Kemp é um jornalista itinerante, que cansa de Nova York e viaja para Porto Rico, para escrever para um jornal. Kemp começa o hábito de beber cachaça e fica obcecado pela bela Chenault, que está noiva de um colega jornalista.

Adooooro Johnny Depp, mas na boa, os primeiros 30/40 minutos desse filme foram um tédio só. Quase dormi. Passado esses minutos, parece que o filme entra nos trilhos e passa a ter um ritmo mais atraente e cativante.
O longa é baseado no livro de Hunter S. Thompson (1937-2005), um controverso escritor e jornalista americano, considerado pai do "jornalismo gonzo", quando quem relata os fatos também se mistura à narrativa. Assim, seus personagens funcionam como alteregos do proóprio autor.
O filme se passa anos 50, uma época em que os jornalistas tinham uma aura romântica e quixotesca. Kemp (Depp) sai de Nova York para trabalhar em um jornal local em Porto Rico, San Juan Star, para escrever bobagens como horóscopo (você não leva a sério horóscopo de jornal, leva?!) por exemplo. A redação é palco de loucos, entre eles o editor, Lotterman (jenkins), é um doido com mania de perseguição. Com os novos amigos, toma porres constantes. É nessa hora que acaba se envolvendo com o figuração da área, Sanderson (Eckhart), um especulador imobiliário, e com a sua namorada Chenault (Amber Heard).
O fato é que nenhum dos personagens parecem ser deste mundo. Parecem caídos em um mesmo local, mas não estão nem um pouco interessados em plantar vínculos, até nos detalhes: todos são americanos e ninguém sabe falar espanhol (e não estão nem aí para isso).
O filme parece um barco à deriva, em meio a grandes ondas. É um filme cheio de altos e baixos, com momentos até divertidos, mas como disse logo no início desse post: você terá que sobreviver aos primeiros 30/40 minutos. Se você aguentar...

Nota: 7

_____________________
Diário de um jornalista bêbado (The Rum Diary)
Diretor: Bruce Robinson
Atores: Johnny Depp, Aaron Eckhart, Michael Rispoli, Amber Heard
2012, comédia - drama

Sem comentários:

Enviar um comentário