segunda-feira, 12 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (The Invention of Hugo Cabret)

Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta, um andróide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.

O filme dirigido por Scorsese é uma adaptação do romance “Hugo”, de Brian Selznick, e conta a história de Hugo (Asa Butterfield, aquele alemãozinho fofo do Menino do Pijama Listrado), um garoto de 12 anos, órfão de pai e mãe. Para não parar no orfanato, ele vai morar com o tio bêbado em uma estação de trem, em Paris. Além de dominar o trabalho de relojoaria (ele é que toma conta dos relógios da estação), ele é bom nas pequenas peças, como o seu pai, e tenta fazer funcionar uma espécie de robô que seu pai deixou para ele. Algo lhe diz que o robô terá a resposta para todas as suas dúvidas e, o mais importante, aliviará a dor e a saudade que sente.
Ao mesmo tempo em que é convidado a mergulhar na vida deste rapaz, você é levado ao mundo da magia e do amor ao cinema. Para isso, os personagens secundários (o policial manco e apaixonado pela florista, um relojoeiro e sua neta, um homem e uma mulher que se flertam etc) interagem entre si. O mais interessante é que o Hugo não é o único personagem principal. O personagem George Mélies (Ben Kingsley) tem uma história tão comovente que até mesmo Hugo se rende a ela, e tem função importantíssima nisso.
A realidade se mistura com a fantasia e o longa também presta sua homenagem: George Mélies foi um importante cineasta do início do século XX, considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. É aí que o filme se torna mágico... É a magia do cinema!
Enfim, a história emociona. O poder da amizade é incomensurável, o poder do amor é inexplicável e a superação é uma maneira da esperança se materializar. De qualquer maneira a direção de Scorsese é ótima, o que até aí não tem novidade alguma. As atuações dos atores são primorosas e, sem dúvida alguma, as crianças adorarão. Se você tiver uma criança dentro do seu coração, também serve.

Nota: 7

____________________
A Invenção de Hugo Cabret (The Invention of Hugo Cabret)
Diretor: Martin Scorsese
Atores: Asa Butterfield, Ben Kingsley, Chloë Moretz, Sacha Baron Cohen
2012, aventura – drama

Sem comentários:

Enviar um comentário