quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Golpista do Ano (I love you Phillip Morris)

Steven Russell (Jim Carrey) é um homem que tem uma vida feliz ao lado de sua mulher (Leslie Mann). Mas quando ele sobrevive a um grave acidente de carro, sua vida muda para sempre. Steven assume que é gay e decide aproveitar tudo o que a vida pode lhe oferecer de melhor, nem que para isso tenha que dar alguns golpes. Baseada em fatos reais.

Eu lembro que a primeira vez que vi um pouco desse filme foi em um trailer no cinema e não gostei. Achei, confesso, muito gay e, por isso, não dei a mínima importância. Essa semana recebi um link para baixar o filme. Baixei, assisti e adorei !
A atuação de Carrey só não foi ótima pelo excesso de caras e bocas. Já a atuação de Ewan McGregor foi delicada e muito convincente, e equilibrou o filme que seguiu, do início ao fim, entre o humor, drama e romance. Mas na verdade eu fiquei impressionada foi com a história (por mais absurda que pareça) real de Steven Russell.
Russell sempre foi um jovem sonhador e visionário. Adotado, ele cresceu com os valores religiosos sempre em primeiro plano. Trabalhou como policial, casou-se, teve filhos, tudo isso em felicidade absoluta. Só que após um grave acidente ele descobre-se gay. Abandona família, trabalho e começa a viver de golpes. Vai preso e no presídio se apaixona, perdidamente, por Phillip Morris e aí a vida e os golpes, cada vez mais milionários, começam porque, afinal de contas, viver muito bem o “gay’s style life” é caro.
Chega a ser inacreditável o que Russel fez durante anos. No início do filme nós já somos advertidos com a frase: “Essa história realmente aconteceu. Ela realmente aconteceu.” Achei estranho, mas quando o filme acabou eu estava de boca aberta e, sozinha, na frente do meu computador, antes de cair na gargalhada, soltei um sonoro: PQP!
Toda a história se passa no Texas, na época em que o governador de lá era George Bush. A vergonha e o embaraço foram tantos que Steven recebeu sentença de prisão perpétua sem precedentes e está lá até hoje!
Quando acabei de assistir, a primeira coisa que fiz foi entrar no Google e pesquisar mais sobre Steven Russell. Acho que um dos serviços do cinema é justamente esse: nos fazer buscar por mais informações sobre aquilo que vimos, mesmo que nesse caso o personagem principal seja um representante da ilegalidade, mas isso já é uma outra história.

____________________
O Golpista do Ano (I love you Phillip Morris)
Diretor: John Requa, Glenn Ficarra
Atores: Jim Carrey, Ewan McGregor, Leslie Mann
2010, drama – humor

2 comentários:

  1. Como não entrar no Google, responda-me: ele se apaixou novamente, por outro detento?

    ResponderEliminar
  2. Morris, hoje, mora no Arkansas e não viu mais Russel. Por sua vez, Russel, em entrevista disse que não está apaixonado por ninguém, mas que sente falta dele. Porém, ele não quer fazer nada que possa prejudicar Morris.
    Na minha opinião, ele amou alucinadamente Phillip Morris (por isso fez tudo o que fez), mas o fogo ainda existe...

    ResponderEliminar