
Cisne Negro é um drama psicológico. O pano de fundo é o balé, mais precisamente O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky.
Natalie Portman dá um show de interpretação e só se os jurados da Academia forem muito obtusos, ela não ganhará o Oscar de melhor atriz.
Durante o filme todo ficamos entre a fantasia e a realidade, entre o sonho e o pesadelo. Uma luta obsessiva entre a disciplina e o se entregar ao personagem. Afinal de contas, o que é mais importante: ser o personagem ou estar no personagem?
O Cisne Branco é a representação da beleza, da docilidade, da fragilidade do ser humano, mas é o Cisne Negro que dá o vigor, a sexualidade, o arrebatamento, a coragem de querer e conseguir. Ambos os cisnes estão dentro de Nina (Portman) e lutam desesperadamente para se sobressaírem, ao invés de harmoniosamente conviverem. O longa mostra o tempo todo essa dualidade.
Cisne Negro é um filme denso e tenso do início ao fim. Não fiquei excitantemente encantada por ele, mas sem dúvida é um filme impactante e que vale a pena ser visto.
Nota: 7
____________________
Cisne Negro (Black Swan)
Diretor: Darren Aronofsky
Atores: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel
2011, drama - suspense
Sem comentários:
Enviar um comentário