
Morrer com dignidade é o sonho de todos nós, mas há aqueles que, por doença, não conseguem. Mais de 130 pacientes encontraram um profissional que lutou e trabalhava para isso: Dr. Jack Kevorkian, que ficou conhecido como o Dr. Morte e que era a favor da morte humanitária rápida e sem dor para os doentes terminais.
O telefilme, baseado em fatos reais, foi produzido pela HBO e é uma produção bem cuidada, com atores de altíssimo nível como: Al Pacino, Susan Sarandon, John Goodman, Brenda Vaccaro etc. Maravilhoso como sempre, Pacino nos apresenta um Dr Morte intrigante, humano e sensível.
“Até que saiba de toda a história, você não conhece Jack”, essa frase de chamada do longa já provocava o espectador de idéias pré-concebidas. O mais interessante no filme é a argumentação, tanto do Dr. Jack e seus aliados quanto os de seus opositores. São opiniões embasadas na ciência, na religião, na compaixão.
Sou a favor da eutanásia e já escrevi sobre isso ano passado ("Quando a única saída é o fim") e esse filme só corroborou com o que já achava. Inclusive tem uma frase, dita pela paciente #78, Lois Hawes, minutos antes do procedimento final, que expressa muito bem o sentimento de todos que passaram por isso: “Deus teve sua oportunidade de levar-me. Agora vou até Ele.”
Nota: 8
_____________________
Você não conhece Jack (You don’t know Jack)
Diretor: Barry Levinson
Atores: Al Pacino, John Goodman, Brenda Vaccaro, Susan Sarandon
2010, drama