quarta-feira, 7 de março de 2012

Os Descendentes (The Descendants)

Depois que sua esposa Elizabeth sofre um grave acidente de barco que a deixa entre a vida e a morte, o milionário havaiano Matt King leva suas duas filhas Alexandra e Scottie para uma viagem de Oahu para Kauai, aonde ele irá se confrontar com o corretor de imóvel Brian com quem ela teve um caso antes do ocorrido. O que eles não sabiam era que essa viagem serviria para aproximar definitivamente o pai de suas filhas.

O filme se passa no Havaí. Só aí já vale pelo cenário paradisíaco, embora, desde o início, o filme deixa claro que o Havaí não é um paraíso absoluto.
Matt King (Clooney), advogado bem sucedido, é um dos descendentes e juntamente com seus primos, herdeiro de vários hectares de terras virgens que um dia pertenceram à realeza havaiana. Perto de vender as terras por um preço bilionário, sua esposa Elizabeth sofre um acidente de barco e entra em coma irreversível. Pensa que a desgraça é só isso? Não ! Ele descobre que ela o traía e que estava pensando na separação.
Aqui eu tenho que abrir um parênteses: a mulher de Matt não regulava muito bem. Querer deixar um George Clooney por um Matthew Lillard (ele fez o Salsicha, do Scooby-Doo – daí você tem uma idéia...) é de lascar. Pode pensar em termos de personagens que também dará na mesma. Brian Speer é um agente imobiliário metido, arrogante e safado, pois é bem casado e em nenhum momento chegou a pensar em se separar da esposa.
Enfim, o longa fala sobre o autodescobrimento. Matt é obrigado, diante dos acontecimentos, a se relacionar mais profundamente com suas filhas Scottie (Amara Miller) e Alex (Shailene Woodley). É obrigado a repensar no seu casamento e até mesmo no vínculo familiar.
Com momentos pontuais de atuação discreta, mas brilhante, Clooney é sempre Clooney. O basicão está sempre lá: bonito, meio sonso, irônico, desengonçado até para correr. Por isso, sinceramente, não acho a interpretação dele tão fantástica assim. Mas o filme é interessante com notas de drama e humor nas medidas certas e vale a pena conferir.

Nota: 7

____________________
Os Descendentes (The Descendants)
Diretor: Alexander Payne
Atores: George Clooney, Judy Greer, Shailene Woodley, Matthew Lillard
2012, comédia – drama

Sem comentários:

Enviar um comentário