domingo, 24 de junho de 2012

Sombras da Noite (Dark Shadows)

No ano de 1752, Joshua, Naomi Collins e seu filho Barnabas, foram embora de Liverpool, Inglaterra, para começar uma nova vida na América e fazer fortuna. Anos depois, Capitão do Collinwood Manor, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado. Até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique, uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde, Barnabas é libertado de seu túmulo, e surge nos dias modernos.

Apaixonada que sou por Depp, imaginem a minha ansiedade para ver este filme que pode até nem ser considerado um dos top five dele (e não é), mas sempre vale a pena conferir, mais uma vez, o resultado do “casamento” Burton & Depp (este é o oitavo filme da dupla).
O longa é baseado no seriado gótico da TV americana, Dark Shadows, de relativo sucesso entre 1966 a 1971. O filme de humor sutil, com trilha sonora gostosa (temos a participação de Alice Cooper fazendo o que faz de melhor: cantando), transita entre a comédia e o drama. Ou seja, se você espera um filme de terror, esqueça ! Esse filme é um melodrama familiar.
Em 1752 a família Collins deixa Liverpool e segue para os Estados Unidos. Lá eles constroem um império pesqueiro e a cidade recebe o nome da família: Collinsport. Vinte anos depois, Barnabas Collins se apaixona por Josette (Bella Heathcote) e, com isso, parte o coração de Angelique (Eva Green), empregada da família e bruxa ciumenta. Aí o bicho começa a pegar... Por vingança, ela mata Josette e amaldiçoa Barnabas: transforma-o em vampiro e o aprisiona no caixão. Sem querer, 196 anos depois, em 1972, Barnabas consegue a liberdade e reencontra Angelique, a reencarnação de sua amada e os novos integrantes da família Collins: uma adolescente rebelde; uma criança antissocial; um playboyzinho barato e uma terapeuta alcoólatra. Barnabas resolve unir a família, levantar os negócios e, claro, tirar satisfação com a bruxa.
Muita gente meteu malho neste filme. Eu gostei. Ri com várias tiradas, gostei da fotografia, cenário e figurino. Achei Depp (fez um vampiro elegante, sensível e cool) e Eva os melhores em cena, e suas aparições são incríveis. Minha musa, Pfeiffer, fez o seu trabalho direitinho, como matriarca da família Collins, e só. Bonham Carter, com cabelo Rainha de Copas (deve ter sobrado tintura da Alice... economia é vital !), é sempre uma figura. Os demais não fizeram feio.
É fato que o filme começa muito bem, com a apresentação dos personagens, com ação e tal, mas ao longo dele, várias subtramas aparecem, mas nenhuma é esmiuçada e o filme acaba tendo várias pontas soltas. De qualquer maneira, eu me senti atraída pelo filme. Talvez por ter me lembrado de vários outros, como A Morte Lhe Cai Bem, A Noiva Cadáver, Nosferatu e Sweeney Todd. Como nunca vi um episódio da série original, mas acredito que Tim Burton tenha capturado o espírito dela, isso para mim já vale o ingresso.

Nota: 8

_____________________
Sombras da Noite (Dark Shadows)
Diretor: Tim Burton
Atores: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter
2012, comédia - fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário