domingo, 11 de novembro de 2012

007 - Operação Skyfall (Skyfall)

O vazamento de dados confidenciais revela a posição de diversos agentes infiltrados em células terroristas, colocando suas vidas em risco. O próprio James Bond é um dos afetados e precisa demonstrar sua lealdade a M para ajudá-la a resolver o problema. Logo ele passa a investigar quem está por trás do ataque ao MI6 e percebe que o responsável está bastante familiarizado com o modo de funcionamento da agência de espionagem britânica, por ter sido um de seus agentes no passado.

007 o agente secreto de sua majestade jamais perde o garbo e elegância. Representado por tantos atores (Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan), mas desde 2006 é Daniel Craig e seus estonteantes olhos azul céu, faz as honras da casa, digo, do MI6.
Neste filme Bond nos apresenta mais humano, mas não menos ácido. Sua batalha interna permeia suas atitudes, mas lhe dá força para seguir adiante. Em Skyfall as tradicionais Bondgirl dão lugar a uma única e impensável BondGirl: Javier Bardem. Claro que temos duas jovens lindas (Naomi Harris e a francesa Bérénice Marlohe), caidinhas pelo sex appeal de Bond, mas o título tem que ser de Javier. Nada mais direi, para não estregar o clima.
Daniel Craig continua perfeito ao estilo meio low profile de 007, mas Bardem (Silva) conquista com um vilão totalmente afetado, mas extremamente rancoroso. Um renegado em busca de vingança e é o ódio que o trai, diga-se de passagem. Ele poderia ter sido um “Coringa” para o 007, se fosse melhor aproveitado... Mesmo assim sua atuação é digna de, pelo menos, uma indicação ao Globo de Ouro e até mesmo ao Oscar.
Nessa guerra nem sempre silenciosa entre o ultrapassado e moderno, passado e futuro, novo e velho, deixando dúvidas quanto ao estado físico e mental do agente James Bond, um trecho da poesia de Tennyson, recitado por M (Judi Dench) durante o julgamento, resume magistralmente o espírito do filme: “Ainda que muito esteja perdido, muito nos resta; / e ainda que perdida a força dos velhos dias / que movia céus e terras; somos o que somos; / uma coragem única nos corações heróicos, / débeis pelo tempo e pelo destino, mas persistentes / em lutar, achar, buscar, jamais render.”
O filme é muito bom e, claro, a música tema cantada por Adele é belíssima: ...We will stand tall at skyfall Porque este não é o fim... 007 está mais vivo do que nunca. \o/

Nota: 8

_____________________
007 - Operação Skyfall (Skyfall)
Diretor: Sam Mendes
Atores: Daniel Craig, Javier Bardem, Judi Dench, Bérénice Marlohe e Ralph Fiennes
2012, ação

Sem comentários:

Enviar um comentário