segunda-feira, 1 de julho de 2013

Faroeste Caboclo

João do Santo Cristo deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia, por quem se apaixona e gostaria de viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias que viria a se tornar seu grande rival.

“Não tinha medo o tal João de Santo Cristo / Era o que todos diziam quando ele se perdeu...”
E assim começa a música hino composta por Renato Russo e que fez sucesso com o grupo Legião Urbana. A letra tem início, meio e fim, uma história completa que todos os fãs queriam ver em uma telona e que agora, finalmente, o sonho se realizou.
O filme é uma adaptação da letra. Por isso, algumas alterações e explicações fizeram-se necessárias, mas o espírito de João de Santo Cristo está lá, intacto, poderoso e vigoroso. Isso muito se deve a atuação segura e honesta de Fabrício Boliveira como João, bem como a competente direção de René Sampaio.
A escolha de atores principais não muito conhecido do público (com exceção de Isis Valverde, que fez Maria Lúcia) foi acertada. Imprimiu mais consistência e credibilidade. Todos foram perfeitos, até mesmo o Jeremias de Felipe Abib que, por vezes, exagerou no caricato.
Em doses certas de ação, emoção, romance e humor, a transmutação da música para o filme foi impecável. Certamente o próprio Renato Russo ficaria orgulhoso do que fizeram e, principalmente, da estréia ter sido na época que foi, quando o povo brasileiro saiu às ruas deixando claro que está cansado de tanta roubalheira, de serviços da pior qualidade, de hospitais doentes e educação inexistente.
Quando João de Santo Cristo chegou a Brasília, ele só “queria falar pro presidente / pra ajudar toda essa gente que só faz sofrer”. João não conseguiu, mas o povo brasileiro está gritando e só não ouvirá quem não quer e o filme, tal qual a música, marcará mais uma geração.

Nota: 9

_____________________
Faroeste Caboclo
Diretor: René Sampaio
Atores: Ísis Valverde, Alex Sander, Fabrício Boliveira e Felipe Abib
2013, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário