segunda-feira, 3 de março de 2014

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

Esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).

Não sei se estou ficando insensível (acho que não !), mas o fato é que não me debulhei em lágrimas ao assistir o filme e nem achei um filme "difícil" de se ver, como li e ouvi várias pessoas falando.
Claro que a história, baseada em fatos reais, é triste e revoltante e, porque não dizer, atual, mas achei que o roteirista e o diretor Steve McQueen (nada a ver com o saudoso ator) foram práticos e limpos, sem pieguices bobas. Não é necessário violência destemperada, mas a medida certa dela provoca muito mais reação.
A interpretação de Chiwetel Ejiofor (fez o personagem principal Solomon Northup) é magistral. Ele fala com os olhos e isso é desconcertante... O que a boca não verbaliza o olhar entrega.
Algumas pessoas comparam este filme a série Raízes (Roots), exibida por aqui no fim dos anos 70. Eu vi essa série e quem assistiu sabe que jamais se esquecerá da história de Kunta Kinte. A série Raízes foi muito mais visceral, mas de qualquer modo não significa que 12 Anos de Escravidão seja menos pungente. Muito pelo contrário !

Nota: 8
______________________
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
Diretor: Steve McQueen
Atores: Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt e Michael Fassbender
2013, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário