quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Este filme é uma ode de amor a Paris e, cá para nós, Paris é simplesmente apaixonante. Este filme também é.
Gil, roteirista de sucesso em Hollywood e começando a carreira de escritor, vai para Paris com a noiva Inez e seus futuros sogros. Fascinado pela cidade e, principalmente, pela Paris dos anos 20, inusitadamente, à meia-noite, ele é convidado por Zelda e Scott Ftizgerald a mergulhar na cidade boêmia e conhecendo grandes artistas da época como Ernest Heminghay, Gertrude Stein, Cole Porter, Matisse, Dalí, Buñel, Picasso etc.
Sofrendo do Complexo da Idade de Ouro, Gil, o alter ego de Allen acredita que os anos 20 são melhores que os atuais. Adriana, sua apaixonite (e também a de Picasso e Mondigliani), já prefere a Belle Époque.
O filme nos mostra que não importa em que época nós vivemos, mas se estamos insatisfeitos com nós mesmos, qualquer época é melhor do que a atual. É uma busca ininterrupta e incessante da felicidade, do prazer e da paixão.
A escolha perfeita dos atores é sempre um trunfo a mais para o sucesso dos seus filmes. Claro que, às vezes, ele também dá bola fora, mas Woody Allen é, inegavelmente, apaixonado e apaixonante.

Nota: 8

____________________
Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)
Diretor: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
2011, comédia romântica

Sem comentários:

Enviar um comentário