quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Wall Street – o dinheiro nunca dorme (Wall Street - money never sleeps)

O filme se passa 23 anos após o primeiro longa. Sai da cadeia Gekko, bilionário sem escrúpulos que recorria aos meios mais escusos para lucrar com os movimentos da Bolsa de Valores de Nova York nos anos 80. Disposto a retomar suas atividades, Gekko descobre um mercado financeiro muito mais tumultuado do que aquele que dominava. É o maravilhoso mundo das alavancagens, dos derivativos, dos subprimes....

Antes de assistir, fiz questão de rever o primeiro, o Wall Street – poder e cobiça. Michael Douglas estava fabuloso, poderoso em seu Gordon Gekko e mereceu o Oscar do ano de 1987.
Neste segundo, o dinheiro nunca dorme, mas confesso que, em determinado momento, bati cabeça, e a palavra que me veio à mente foi “boring” (juro que a palavra veio em inglês mesmo) e que quer dizer chato, maçante.
Wall Street 2 não tem o pique do primeiro. É até meio corta tesão, ouvir Gekko falar que “o dinheiro não é o que mais importa na vida”. Logo ele, que era obcecado pelo poder e que não media esforços para alcançar seus objetivos. Aliás, nestes quesitos ele ainda continua assim. Sejamos honestos, uma criatura dessa não muda tanto, só o mínimo possível, mas já é uma diferença e tanto... Nós podemos ver isso no final e, por isso, acredito que esse filme seja uma espécie de redenção para o personagem Gordon Gekko.
Uma das coisas que achei interessante no filme foi colocar os prédios de Nova York formando torres de gráficos financeiros. Excelente sacada de Oliver Stone que, aliás, dirigiu os dois Wall Streets. Outra coisa são as frases/pensamentos ditas pelo Sr. Gekko (quase um biscoitinho da sorte... ou não), e neste filme eu gostei da seguinte: “A mãe de todos os males é a especulação. A morte programada”. Boa né?! Mas uma frase que ele disse no primeiro ainda é imbatível: “A ilusão se torna real e quanto mais real se torna, mais as pessoas querem. O capitalismo na sua essência.”
O filme também conta com as atuações de Shia LaBeouf, que interpreta Jake Moore, um jovem corretor de Wall Street nada metido ou arrogante, mas inteligente e com muita vontade de aprender e fazer o que é certo; Carey Mulligan, que faz a Winnie Gekko e, claro, odeia o pai e todo o mau caratismo que ele representa; e Susan Sarandon que, pouco usada, está mais para figurante de luxo.
Um detalhe curioso é que Shia passou alguns dias em Wall Street, em grandes empresas como a Schottenfeld e John Thomas Financial. Para treinar o que aprendeu, ele abriu uma conta com 20mil dólares e conseguiu multiplicar o seu investimento em dois meses e meio, chegando a 300mil dólares. Está bom pra você?!

____________________
Wall Street 2 – o dinheiro nunca dorme (Wall Street - money never sleeps)Diretor: Oliver Stone
Atores: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Carey Mulligan
2010, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário