domingo, 9 de setembro de 2012

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)

Depois da morte de sua mãe, causada por uma criatura sobrenatural, o décimo sexto presidente dos Estados Unidos passa a caçar vampiros e seus aliados. Abraham Lincoln descobre que vampiros estão planejando dominar o país. E sua missão será eliminá-los.

De uns dois anos pra cá, mais ou menos, está na moda o que é chamado de mashup literário, uma mistura de livros clássicos da literatura com histórias contemporâneas de vampiros, bruxas, zumbis etc. Essa moda também já atingiu a literatura brasileira: Dom Casmurro e os Discos Voadores; O Alienista Caçador de Mutantes; Senhora, a Bruxa e Escrava Isaura e o Vampiro.
Assim, este filme é baseado no livro homônimo de Seth Grahame-Smith, que também fez o roteiro do filme, em uma produção de Tim Burton (só podia!). O que eu achei desse filme? Ah, fala sério !
Achei tudo muito tosco. Se ele fosse apenas uma comédia e nada mais que isso, seria, no mínimo, assistível. O problema é que todos que fizeram esse filme levaram ele a sério, imagina... Além disso, os vampiros são absolutamente sem graça e o que é pior, sem nenhum charme e isso para mim é um crime.
Abraham Lincolm, interpretado por Benjamin Walker é uma Buffy (a caça vampiros da série de tv) de calça, mas sem pegada. Graças a maquiagem, até que o cara acaba se parecendo com o 16º presidente norte-americano, mas e daí?
Um filme que não leva nada a lugar algum. Na verdade, lá pelas tantas, você começa a pensar: “o que eu estou fazendo aqui?” A poltrona começa a ficar desconfortável e a única saída é torcer para que o mico hollywoodiano termine logo.
Dizem que haverá o filme de outro mashup: “Orgulho e Preconceito e Zumbis”, também escrito por Seth. Que Deus nos livre dessa maldição e que Jane Austen aonde quer que esteja, não descubra o que fizeram com a sua obra.

Nota: 5

_____________________
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)
Diretor: Timur Bekmambetov
Atores: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackiemais e Mary Elizabeth Winstead
2012, ação - fantasia - terror

Sem comentários:

Enviar um comentário