domingo, 2 de setembro de 2012

Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close)

Oskar Schell (Thomas Horn) é uma criança excepcional: inventor amador, admirador da cultura francesa, pacifista. Aos 11 anos de idade, ele encontra uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, que morreu no atentado às Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2011, e embarca em uma jornada secreta pelas cinco regiões de Nova York. Enquanto vaga pela "Grande Maçã", Oskar encontra pessoas de todos os tipos.

Este filme é uma adaptação do best seller “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto” de Jonathan Safran Foer.
Há algum tempo eu busquei, quase desesperadamente, por um livro escrito por ele: “Está Tudo Iluminado” (Everything is Illuminated). Em todas as livrarias que pesquisei o livro estava esgotado. Finalmente uma amiga minha descobriu o livro em uma locadora de livros que ela frequenta, em Ipanema. Pegou e finalmente pude ler. Não gostei... Gostei... Não sei... Jonathan Safran Foer escreve de uma maneira diferente, fora do convencional e senti certa dificuldade em gostar inteiramente do livro.
Quando soube que este filme era baseado em um livro dele, fiquei meio reticente, mas sabia que eu teria que vê-lo, mais cedo ou mais tarde... Baixei o filme e ele ficou ali, guardadinho no meu computador até que finalmente chegou a hora de assisti-lo. Tudo tem o seu momento certo, não há dúvida.
Não tenho palavras para descrever este filme. Só posso dizer que a interpretação de todos foi magistral e que o filme é tocante, sincero, sensível, pungente, doloroso... Chorei muito, principalmente nos minutos finais, principalmente quando tive a certeza de que o que havia pensado era verdade.
O filme não foi sucesso de bilheteria, de público e de crítica. Que se danem todos ! O filme é para quem tem sensibilidade, talvez um pouco piegas, mas e daí? Eu amei o filme, recomendo e não tenho nenhuma vergonha em parecer manteiga derretida.

Nota: 10

_____________________
Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close)
Diretor: Stephen Daldry
Atores: Tom Hanks, Sandra Bullock, John Goodman, Max von Sydow e James Gandolfini
2012, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário