terça-feira, 26 de janeiro de 2016

As Sessões (The Sessions)

Mark O'Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.

O filme tem humor, além de ser super emocionante e delicado. Baseado em fatos reais, o longa conta a história do poeta e jornalista Mark O'Brien (1949-1999). Mark (John Hawkes), desde os 6 anos de idade, está preso a uma cama e ao que ele denomina de "pulmão de aço", devido a uma poliomielite. Mesmo assim ele leva a vida com humor (isso por si só, para mim, é tudo !!!). Porém, uma coisa o aflige: ele nunca fez sexo.
Nessa busca, depois de receber uma dica, ele passa a ter sessões com uma "sex surrogate", que é chamada de substituta (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo. É aí que o fica encantador...
As atuações de todos são fantásticas e perfeitas, mas o despojamento, a entrega de Helen Hunt ao seu personagem, com cenas inclusive de nu frontal, são tão carregadas de sentimento e respeito, que nós admiramos a cena da mesma forma que admiramos uma pintura bem feita: com olhar de emoção.
Além dela, o próprio Hawkes brilha ! Ele atua basicamente com a voz e os olhos, mas a inércia do seu corpo também nos aflige e sentimos, como ele, a sua própria fragilidade, o seu medo e vibramos também com o êxtase da descoberta do sexo.
Outro destaque é William H. Macy, que interpreta o padre, confidente e amigo de Mark. Os diversos diálogos dos dois são os momentos altos do filme: divertidos, sinceros e honestos.
Eu adorei o filme, mesmo sendo até "certinho" demais. Mas nos dias atuais, que ninguém dá a mínima para os sentimentos dos outros, esse filme foi uma lavada d'alma.

Nota: 8

_____________________
As Sessões (The Sessions)
Diretor: Ben Lewin
Atores: John Hawkes, Helen Hunt, William H. Macy e Moon Bloodgood
2013, comédia dramática

Sem comentários:

Enviar um comentário