segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pela sexta primeira vez

Pela 6ª. vez comecei a reler os livros da coleção Harry Potter, de J.K. Rowling. Sempre fui devoradora voraz de livros e, também, de e-books (infelizmente minha conta bancária não acompanhou os preços exorbitantes dos livros), mas nenhum tinha me conquistado a ponto de ler pela sexta vez e com o mesmo olhar curioso, como da primeira vez.
Fui apresentada as aventuras de Harry, Rony e Hermione, meio que sem querer. O quarto filme já estava prestes a estrear e eu não dava a mínima. Fala sério! Eu, quase 40 anos e vendo filme para criança. Fala sério! Só que uma grande amiga minha perguntou-me meio incrédula: “Você nunca viu os filmes? O meu filho tem os 3 DVDs, vou emprestar pra você. Tenho certeza que você vai gostar.” Ela emprestou e aí... lascou! Fui picada pelo mosquito da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Comprei todos os livros, todos os DVDs e ainda fiz a minha afilhada, Lara, hoje com 11 anos, conhecedora e fã incondicional de Harry Potter (ela já releu 7 vezes, todos os livros).
Mas o que os livros de J.K. Rowling têm de especial, a ponto de vender mais de 490 milhões de exemplares, mundialmente, transformando a franquia “Harry Potter” na mais lucrativa dos últimos anos?
A história é básica: uma criança que, protegida pela magia mais forte e mais antiga, lançada por sua mãe, é a única sobrevivente a fúria Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, Lord Voldemort. Órfão com 1 ano de idade, Harry foi criado pelos seus tios trouxas (todo aquele que não é bruxo é trouxa). Aos 11 anos, Potter descobre que é bruxo, e muito famoso, e que tem vaga na Escola de Hogwarts. Ao mesmo tempo, o Lord das Trevas retorna sedento por vingança.
Cada livro equivale a 1 ano na vida do herói e seu conteúdo também vai amadurecendo conforme ele e seus amigos crescem. Os temas giram em torno da luta do bem x o mal, a importância do amor familiar e dos amigos, coragem, ambição, escolhas, amores, perseverança, preconceitos... Tudo isso escrito de uma maneira leve, gostosa e cativante. Como não se apaixonar?!
Claro que existem aqueles (e sempre existirão) que não leram e falam várias bobagens a respeito, apenas porque o herói do livro é bruxo! Com esse tipo de gente eu nem discuto, já que deve ser bem mais fácil fazer um pré-julgamento do que pegar um livro para ler. Imagina se vou polemizar com analfabeto funcional?! Sem chance!
O fato é que sou fã confessa e já estou me preparando para a primeira parte do sétimo e último filme, relendo todos os livros. Estou ansiosa para a estréia do “As Relíquias da Morte”, mas ao mesmo tempo meu coração está apertado, por saber que a saga, nos cinemas, daquele que deixou de ser, há muito tempo, bruxinho, está acabando. Esse sentimento ambíguo acomete todos os apaixonados por Harry Potter, mas isso é assunto para outro post.

1 comentário:

  1. menina, to passada, 6ª vez?! mas concordo, esse negócio vicia mesmo! rs
    bjs

    ResponderEliminar