terça-feira, 8 de junho de 2010

A Viúva Clicquot (The Widow Clicquot)

Adoro biografias, principalmente de pessoas audaciosas, arrojadas e criativas. Por isso, quando ganhei um marcador de livros divulgando o livro “A Viúva Clicquot”, a frase “A história de um império do champanhe e da mulher que o construiu” me convenceu e não pensei duas vezes: comprei o livro. Aí veio a minha surpresa...
Não que o livro seja ruim. Ele não é! Ele é bastante interessante e até aprendi coisas curiosas sobre a champanhe, por exemplo: o porque do uso das rosas nas plantações de uva; a temperatura certa que o vinho deve ser guardado; o “segredinho sujo” da industria atual dos vinhos “rolhados”; fungos comendo a cortiça; etc. Só que eu queria saber mais sobre Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, que em 1805, aos 27 anos, ficou viúva e assumiu o controle dos negócios do falecido marido, François, em uma época em que, para a maioria das mulheres, trabalhar não era permitido e nem bem visto.
Porém, com o passar das páginas e as observações finais, descobri a dificuldade que a autora americana Tilar J. Mazzeo, teve em conseguir informações sobre Barbe-Nicole, já que de 1805 (antes até) para cá, a França passou por reinados, revoluções, guerras, pestes, 2 grandes guerras, etc.
Mesmo assim, somos brindadas com a transcrição de uma das cartas que conseguiu passar incólume pelo tempo. Nela, a grande dama da champanhe abre seu coração e desejos à sua bisneta, Anne: “(...) O mundo está em perpétuo movimento e precisamos inventar o amanhã. É preciso passar à frente dos outros, é preciso ter determinação e exatidão, e deixar a inteligência conduzir sua vida. Aja com audácia, talvez você também venha a ser famosa...!”
Assim sendo, para quem quer obter algum conhecimento sobre o início do império do champanhe, o livro é perfeito. Agora, para quem, como eu, queria maiores informações sobre a vida de Barbe-Nicole, a Veuve Clicquot, o livro não me saciou completamente, mas me deu uma vontade incrível de saborear uma taça da Veuve Clicquot-Ponsardin.

____________________
A Viúva Clicquot (The Widow Clicquot)
Autora: Tilar J. Mazzeo
Editora Rocco

Sem comentários:

Enviar um comentário