sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Karate Kid (The Karate Kid)

Dre Parker é um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, ele se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Parker fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu, Cheng torne-se seu inimigo. Sem amigos numa nova cidade, Parker não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio Mr. Han, que é secretamente um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Parker que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Ele percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.

“Filho de peixe, peixinho é.” A frase é clichê total, mas é a mais pura verdade quando se trata de Jaden Christopher Syre Smith ou, simplesmente, Jaden Smith, filho do ator e rapper Will Smith (adoro esse cara) e da também atriz e cantora Jada Pinkett Smith. Jaden não é mais promessa de sucesso, mas a certeza de um futuro brilhante. Karate Kid é seu terceiro filme, mas fica claro que a genética, aliada ao talento e carisma, é responsável pelo nascimento de um grande ator.
Karate Kid é uma releitura do filme de mesmo nome, de 1984, estrelado pelos atores Ralph Macchio e Pat Morita. Confesso que nessa época eu estava mais preocupada com o vestibular e com meu namorado, e não tinha tempo e nem vontade de assistir a um “filme para menino”. Obviamente que, em algum momento, acabei assistindo ao tal filme para menino e não morri de amores por ele!
Também achei chato esse remake, mas os olhos de Jaden (iguais aos do pai, diga-se de passagem) mais o arzinho marrento dele e o style das trancinhas me conquistaram e tornaram o filme bem “assistível”. A rapidez e a flexibilidade do jovem ator é um verdadeiro assombro, até para o experiente colega de cena, Jackie Chan, que não cansou de elogiá-lo nas diversas entrevistas.
O filme é um livro de citações e frases feitas de auto-ajuda, além, é claro, de treinos intensivos e exaustivos de Kung Fu (de karatê o filme só tem mesmo o nome!). As primeiras aulas de Parker foram de tirar a paciência de qualquer cristão, mas o porquê delas foi, pelo menos para mim, bem original. “Tudo é kung fu!”, explica Mr. Han (o Sr. Miyagi do séc 21), interpretado pelo sempre simpático Jackie Chan.
No final tudo acaba bem, como tem que ser, é claro, mas o que vale a pena mesmo é prestar a atenção na atuação de Jaden. Ele, realmente, impressiona. Claro que já está previsto o Karatê Kid 2, para alegria dos fãs.
Uma dica: quando acabar o filme, no correr dos créditos, vale a pena ficar para ouvir a música “Never Say Never”, interpretada pelo ídolo das moçoilas adolescentes, Justin Bieber, e.... Jaden Smith. Sim, ele também canta rapper! Se preferir, faça uma busca pelo YouTube e confira se Jaden é ou não é a miniatura de Will Smith.

____________________
Karate Kid (The Karate Kid)
Diretor: Harald Zwart
Atores: Jaden Smith, Jackie Chan
2010, ação

Sem comentários:

Enviar um comentário