domingo, 8 de agosto de 2010

Meu Malvado Favorito (Despicable)

Num tranqüilo e feliz bairro de subúrbio, onde as casas têm cercas com arranjos de flores, há uma única casa sombria e cujo jardim está morto. Os vizinhos não têm conhecimento disso, mas ali se encontra o esconderijo secreto de um vilão assustador chamado Gru, que planeja o maior golpe do mundo, ele vai roubar a Lua. Gru acredita que pode vencer qualquer um que cruzar o seu caminho. Isso até o dia em que conhece as garotinhas órfãs Margo, Edith e Agnes. Elas são as únicas que conseguem ver naquele homem o que ninguém jamais viu um pai em potencial.

Desde que vi o trailer deste filme, já fiquei interessada em assisti-lo. Por isso, não sei se eu levei a minha afilhada ou se ela me levou, mas o fato é que fomos assistir o Meu Malvado Favorito, o primeiro filme dos estúdios Universal/Illumination em uma área dominada, há anos e com grande sucesso, pela Pixar (Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo etc) e a DreamWorks (Kung Fu Panda, Como treinar seu Dragão, Shrek etc).
Gru, o maior vilão do mundo (pelo menos é o que pensa), tem um visual que me fez lembrar o Nosferatu, só que corado e engraçado. As órfãs Agnes, Edith e Margô são fofíssimas, principalmente a Agnes, uma espécie de irmã um pouco mais velha da Boo (Monstros S.A.). A mãe de Gru, quando mais velha, lembra muito a vovozinha da Chapeuzinho Vermelho (Deu a louca na Chapeuzinho), só que mais queixuda. Outros personagens engraçados são os minions, criaturinhas amarelinhas, uma espécie de exército de fiéis e atrapalhados ajudantes de Gru e de seu braço direito, o cientista Dr. Nefário.
O filme tem momentos muito engraçados, como as várias maldadezinhas de Gru; o passeio dele com as meninas pelo parque; na barraca de tiro, momento impagável, bem como a história dos três gatinhos para dormir. O desejo de Gru é roubar a lua, mas usando o raio encolhedor. Uma história interessante que poderia ter sido mais bem trabalhada, do mesmo modo que a relação dele com as órfãs que acaba adotando, a princípio por interesse e depois por amor.
Garantia de momentos de muitos “owns” com as carinhas das órfãs e muitas risadas com Gru e companhia, o filme, mesmo assim, tem momentos de lentidão e chatice, mas nada que comprometa o resultado final.
“Meu Malvado Favorito” estreou em terras brasileiras apenas em cópias dubladas (uma pena porque prefiro o som original, mas gostei da dublagem de Leandro Hassun – Gru, e de Marcius Melhem – Vetor) e em 3D. Infelizmente, o fato de ter apenas em 3D impedirá a ida de centenas de crianças, uma vez que o valor do ingresso (em alguns cinemas custa R$28 e R$14) é, simplesmente, um roubo!

____________________
Meu Malvado Favorito (Despicable)
Diretor: Pierre Coffin, Chris Renaud
Vozes: Steve Carell, Jason Segel, Julie Andrews
2010, animação

1 comentário: