sábado, 27 de novembro de 2010

Enigmas de um Crime (The Oxford Murders)

Uma série de assassinatos assombram Oxford ultimamente e a esperança dos moradores da região estão com dois homens: Arthur Seldom (John Hurt), um prestigiado professor de lógica, e Martin (Elijah Wood), um jovem estudante que acabara de chegar à universidade na expectativa de estudar com o professor. Ao que tudo indica, os crimes estão ligados por códigos, estranhos símbolos e números matemáticos. Professor e estudante juntam suas habilidades para desvendar o mistério e montar esse difícil quebra-cabeças. Na medida que Martin chega perto da verdade, aumenta a sensação de insegurança e incompreensão com o mundo ao seu redor.

Enigmas de um Crime não estreou em nossos cinemas, foi direto para o DVD. Sinceramente, pelo que vi, duvido muito que faria sucesso nas telonas. A idéia é interessante: assassinatos enigmáticos, com pistas repletas de códigos e símbolos filosóficos e matemáticos.
O filme começa com uma palestra cujo tema central é “Podemos saber a verdade?” Ao longo do filme somos instigados a concordar que não existe verdade absoluta.
O início do filme é lento e chato, mas dá uma melhorada quando os assassinatos vão ocorrendo. A parte do romance entre Martin e Lorna foi completamente sem graça e nada convincente.
Mesmo assim filmes desse tipo são raros e vale a pena dar uma conferida e mergulhar em teoremas filosóficos e descobrir que a resposta sempre esteve diante de nossos olhos.

Em tempo: Eu era fã da criança Elijah Wood, mas confesso que desde que ele cresceu e se tornou um adulto, sua atuação, para mim, tem sido mediana. É uma pena, pois tenho certeza que ele é capaz de mais, muito mais... É só ver a filmografia dele e conferir o que estou dizendo.

____________________
Enigmas de um Crime (The Oxford Murders)
Diretor: Alex de la Iglesia
Atores: Elijah Wood, John Hurt, Leonor Watling
2008, suspense - policial

Sem comentários:

Enviar um comentário