domingo, 7 de novembro de 2010

O Clube do Filme (The Film Club)

David Gilmour, crítico de cinema desempregado e com dinheiro contado, vivia uma fase complicada. Além disso, o filho de 15 anos colecionava reprovações em todas as disciplinas. Diante da falta de rumo daquele estudante perdido e despreparado, uma proposta paterna radical: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse toda semana a três filmes escolhidos pelo pai, e com o pai. Assim surgiu o Clube do Filme...

Quando vi a propaganda do livro, em um busdoor, o que me chamou a atenção foi o título “O Clube do Filme”, que juntava as duas coisas que mais gosto: filme e livro. Com essa característica o livro só podia ser, no mínimo, bem interessante. Infelizmente não pude comprá-lo, mas há alguns dias eu recebi o livro em e-book e, finalmente, pude lê-lo.
O livro é autobiográfico e conta da história de David, na época desempregado, e de seu filho Jesse, cheio de dúvidas e inseguranças, descobrindo o amor e suas frustrações. Ou seja, um adolescente normalíssimo. O que não foi tão normal assim é a compreensão do pai quando o filho resolve sair da escola.
Mas o fato de passarem esse 1 ano praticamente juntos, assistindo e comentando os filmes, isso sim fez com que um realmente conhecesse o outro e esse tipo de relacionamento é importantíssimo nesse período de vários rumos e repleto de incertezas. Como David diz: “Educar filhos é uma sequência de despedidas, um adeus após outro... (...) Eles [os filhos] passam a vida partindo.”
Não vou dizer que o livro é maravilhoso, pois não é, mas é interessante. A seleção dos filmes é diversificada e de primeira qualidade.
“Eu escolhia os filmes de maneira bastante aleatória, sem uma ordem particular. Em maioria, eles deviam apenas ser bons, clássicos, quando possível, mas, sobretudo envolventes...”
Uma coisa o livro me deu: uma vontade enorme de assistir a vários filmes antigos, clássicos e, por isso, também fiz a minha listinha. Obra prima é obra prima, nós sempre aprendemos algo, além de ser um bálsamo para os olhos.

____________________
O Clube do Filme (The Film Club)
Autor: David Gilmour
Intrínseca

Sem comentários:

Enviar um comentário