quarta-feira, 6 de abril de 2011

The Borgias

A série vai narrar a vida da família Borgia, considerada uma das mais corruptas da Itália. Prometendo um misto de escândalo, violência e luxúria, a trama criada por Michael Hirst, mesmo de The Tudors, gira em torno do patriarca Rodrigo Borgia, que se torna papa (Alexandre VI), e todas suas estratégias para conseguir poder. Ambientada no ano de 1492, a trama é calcada na descrição de Machiavel no livro O Princípe (inspirado no filho do personagem principal) que diz que “política nada tem a ver com moral“.

Neste final de semana estreou nos Estados Unidos, no canal Showtime, a série The Borgias. Para quem nunca ouviu falar (Meus sais ! Corram para o oráculo moderno imediatamente e pesquisem.), os Borgias foram uma família nobre e tornaram-se muito conhecidos durante o Renascimento. O patriarca, Rodrigo Borgia, se tornou o Papa Alexandre VI, em 1492. Mas no que eles eram bons mesmo eram nos quesitos: adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato. Uma família bem movimentada, não?!
O primeiro episódio tem cerca de 1h30min e já nos deparamos com a corrupção e a simonia: o papa Inocêncio VIII morre e os cardeais se reúnem para o conclave. Na primeira votação, o cardeal Borgia obteve 4 votos. Aí alguns cardeais são presenteados com títulos e benefícios das Abadias dos Borgias, e na segunda votação, o cardeal Borgia recebeu 8 votos. Ouro, muito ouro retirado de igrejas foi distribuído a alguns cardeais e com isso Borgia conseguiu 10 votos. A negociação final, o cargo de Vice-Chanceler, lhe rendeu 14 votos e voilá... Habemus papam !
Adoro filmes de época e não perdia um episódio da série The Tudors. Quando esta terminou só não fiquei mais triste porque li sobre a nova série que iriam fazer: The Borgias. E pelo que vi já no primeiro capítulo, ela promete ser excelente. Começando com o ator que dispensa apresentações: Jeremy Irons, como Rodrigo Borgia/papa Alexandre VI.
Temos também François Arnaud (interpreta o gatíssimo, mas déspota, Cesare Borgia), Aidan Alexander (como Gioffre Borgia), Peter Sullivan (como cardeal Ascanio Sforza), entre outros. Ah, mas claro que também temos Holliday Grainger no papel daquela que, ouso dizer, é a mais conhecida da família Borgia: Lucrécia !
Além disso, a beleza da fotografia e o capricho e qualidade dos trajes da época e da reconstrução da cidade de Roma, são motivos a mais para apreciar a série.
Não sei quando irá estrear no Brasil, mas torço para que seja logo. Quem gosta de história e entretenimento bem feito e bem produzido, não pode perder. A princípio a série terá 10 capítulos, mas ainda não se sabe se haverá renovação para a segunda temporada. Enquanto isso, vamos apreciar a história dessa família, sinônimo de poder e luxúria.

Nota: 8

____________________
The Borgias
Criador: Neil Jordan
Atores: Jeremy Irons, Aidan Alexander, François Arnaud, Holliday Grainger
2011, ficção - série histórica

Sem comentários:

Enviar um comentário