sábado, 9 de abril de 2011

Mother Teresa of Cats (Matka Teresa od Kotów)

A polícia prende dois irmãos, Artur e Martin, no motel de sua tia no interior e os transporta para a cadeia na capital. Em flashback, o filme procura os motivos para o crime que cometeram. Como que um mal tão irracional pode brotar em garotos de boa família?

Às vezes eu escolho o livro pela capa, dou uma lida rápida na orelha e na contra capa e, geralmente, pego para ler. Com filme também sou assim. Eu vejo uma capa interessante, dou uma olhada na sinopse e pego para ver. Foi o caso desse filme polonês, baseado em fatos reais.
Mother Teresa... é um filme intenso, que se desenrola em flashbacks cada vez mais antigos, deixando o presente cada vez mais distante. A trama se desenvolve dessa maneira e com isso vai deixando o filme mais aflitivo e, também, mais cansativo.
Teresa, uma mãe de família e trabalhadora, possui 3 filhos: Artur, 22 anos; Marcin, uns 15/16 anos e a caçula Jadzia, autista, uns 6/7 anos. O marido, Hubert, veterano de guerra (guerra contra o Iraque), 13 meses antes do crime, retorna para casa e certo mal estar começa a tomar conta da família devido a tensão provocada pelo filho mais velho em relação aos pais e a má influência que exerce sobre o irmão. Tudo isso termina em assassinato: os filhos matam e decapitam a própria mãe.
Por que esse ódio? Por que esse desfecho, arruinando a vida de todos?
O filme só apresenta os fatos e você que tire a sua conclusão. A minha foi que Artur estava se envolvendo com forças ocultas, se achando possuidor de “talentos” sobrenaturais. Tudo isso, aliado a uma falta de comunicação entre ele e a mãe, que era muito mais cuidadosa e atenta aos seus gatos (e eram muuuitos) que aos próprios filhos, além de certa submissão da mãe em relação ao filho e está aí uma provável resposta.
Fiquei curiosa, pois o filme deixa muita coisa no ar e, por isso, fiz várias pesquisas na internet para descobrir mais a respeito dessa história e não achei absolutamente nada. Resultado de tudo isso: nem sempre uma bela capa, aliada a uma sinopse interessante são sinônimos de bom filme.

Nota: 4

_____________________
Mother Teresa of Cats (Matka Teresa od Kotów)
Diretor: Pawel Sala
Atores: Ewa Skibinska, Mateusz Kosciukiewicz, Filip Garbacz
2010, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário