sábado, 16 de abril de 2011

Incêndios (Incendies)

Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela. No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.

Nossa que filme !
O nome “Incêndios” é sugestivo e tem “n” significados. Mas o significado metafórico é o que cabe: conhecer e apagar, com um incêndio, tudo que foi deixado para trás. Das cinzas que restaram, uma nova vida deve ser refeita.
O filme conta a história dos gêmeos Jeanne e Simon Marwan, que após a morte da mãe descobrem que possuem um irmão e que o pai, que achavam que estava morto, pode estar vivo. Como último pedido da mãe, eles começam uma viagem sem volta ao passado dela, em busca do pai e do irmão. Deixam suas vidas no Canadá e vão em direção ao Líbano, no Oriente Médio e lá, de fato, descobrem quem foi Nawal Marwan. Não a mãe, mas a mulher que foi (e as atitudes que foi obrigada a ter) durante a guerra entre cristãos e mulçumanos, em 1970.
Essa busca é dura, é dolorosa, é inimaginável. Mas o filme não é uma ode a redenção humana, mas sim ao perdão. Aquele perdão que vem lá do fundo da alma.
Há momentos em que o filme se torna cansativo, mas persevere. De repente ele dá uma guinada e você só pensa em como isso é possível e o que irá acontecer.
A atuação perfeita e competente de todos, aliada e bela fotografia e um enredo incrível, fazem desse filme canadense um dos melhores filmes que eu já vi. Imperdível.

Nota: 10

____________________
Incêndios (Incendies)
Diretor: Denis Villeneuve
Atores: Lubna Azabal, Melissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
2010, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário