domingo, 12 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: Voyager of the Dawn Treader)

Neste novo capítulo, os irmãos Pevensie, Edmundo e Lúcia, retornam à Nárnia acompanhados pelo primo Eustáquio e lá encontram o príncipe Caspian, agora Rei, que os convoca para a importante missão de encontrar os Sete Lordes desaparecidos de Telmar. A bordo do imponente navio O Peregrino da Alvorada, os heróis de Nárnia se confrontarão com dragões, anões, tritões e um grupo de guerreiros perdidos. Com a ajuda de novos parceiros e de outros já conhecidos do público, como o rato falante Ripchip, o grupo enfrentará mares bravios, navegando até uma série de ilhas misteriosas, que ocultam segredos e tentações. Ao embarcarem no Peregrino da Alvorada, sua coragem e suas convicções serão postas à prova numa jornada de transformação com destino ao País de Aslan, nos recantos mais longínquos do mundo.

O filme As Crônicas de Nárnia é baseado nos livros (são 7 ao todo) de C. S. Lewis. O primeiro filme foi uma mistura do 1º e do 2º. livro. Este é o terceiro filme e por pouco não foi feito. A Disney desistiu de produzir já que essa adaptação não teve o mesmo sucesso dos arrasa-quarteirões que são os de Harry Potter e os da saga Crepúsculo. (A Disney já tinha passado pela frustração com os filmes Eragon e A Bússola de Ouro – diga-se de passagem que é uma pena, pois os livros são ótimos). Aí a Fox entrou e garantiu a produção deste filme.
O longa é uma aventura deliciosa, mas confesso que houve momentos que fiquei entediada e cansada.
Neste filme, Suzana e Pedro não retornam à Nárnia, pois já não têm mais idade. Lúcia e Edmundo sim, através de um quadro, e com eles vai o pentelho do primo Eustáquio, o insuportável. Aliás, excelente atuação do jovem Will Poulter. As demais atuações foram mornas, como os próprios personagens.
A missão agora é, junto com o Rei Caspian, achar as sete espadas dos sete Lordes desaparecidos, e para isso enfrentarão seus piores pesadelos: a gula, a avareza, a inveja, a ira, a soberba, a preguiça e a luxúria. Lembrou alguma coisa a você? Sim, são os Sete Pecados Capitais. Quem já leu os livros de C. S. Lewis sabe que ele insere a religião em suas obras e o faz de maneira caprichada. Pena que, em nome do dinheiro, a obra original tenha sofrido alterações ao passar para as telas cinematográficas.
Nesse ambiente de lucro a todo custo, creio que esse filme não salvará a franquia. É uma pena, já que os livros são ótimos e mereciam ser melhores produzidos.

____________________
As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: Voyager of the Dawn Treader)
Diretor: Michael Apted
Atores: Bem Barnes, Anna Popplewell, William Moseley
2010, aventura

Sem comentários:

Enviar um comentário