terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Meus TOP Filmes - 2010

Continuando com a minha lista de TOP (a primeira foi a das minhas séries favoritas), hoje divulgarei a dos meus filmes favoritos, que assisti neste ano de 2010.
Foi muito difícil escolher apenas 3 de cada gênero, até porque alguns se misturam, mas acho que consegui o que queria.
O interessante foi perceber que neste ano não assisti a nenhum filme de terror e vi poucos filmes nacionais, dentre outras coisas. Mas tudo bem, 2011 está chegando (felizmente!) e darei um jeito nisso.
Bom, eis a minha lista. Será que partilhamos das mesmas opiniões? Vejamos...


A N I M A Ç Ã O
- Toy Story 3 (Toy Story 3)
Sem palavras! A trilogia é uma graça, mas esse terceiro arrasou mostrando, como pano de fundo, o “fim de carreira” dos brinquedos. Sim, as crianças crescem e não brincam mais com esses tipos de brinquedos. O que fazer com eles? Chorei muito! O filme é lindo, delicado, comovente e cativante, como uma animação deve ser.
Nota: 10

- Mary & Max – uma amizade diferente (Mary and Max)
Não há como não se emocionar com a história da menininha que praticamente passa a vida toda sofrendo de bullyng e a do velho sozinho, solitário e ranzinza, que sofre com a Síndrome de Asperger. Um encontra no outro a companhia que não tem e juntos criam um vínculo de amizade, quase indestrutível. Essa animação de stop-motion (técnica de animação fotograma a fotograma, ou quadro a quadro) dá um ar ainda mais delicado ao desenho.
Nota: 10

- Meu malvado favorito (Despicable)
Feito só em 3D, o primeiro filme da Illumination Entertainment foi sucesso absoluto ao contar a história do malvado, com traumas de infância e metido a durão, que não consegue resistir as três pequeninas que acaba adotando. Eles começaram com pé direito e rola um zum zum zum que terá continuação, o que seria ótimo.
Nota: 8


A Ç Ã O
- RED – Aposentados e Perigosos (RED)
Ação, muita ação, como a maioria dos filmes estrelados por Bruce Willis. Mas o melhor momento do filme é, sem dúvida, quando a personagem interpretada por Helen Mirren empunha uma metralhadora. É momento mastercard e dos bons !
Nota: 9

- Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)
Não foi tão bom quanto o primeiro filme, mas mesmo assim é sempre um prazer ver Robert Downey Jr na pele do cínico milionário Tony Stark. Nesse filme quem brilhou também foi Mickey Rourke, como Ivan Vanko. Trilha sonora nota 10.
Nota: 8

- Karatê Kid (The Karate Kid)
O que eu gostei mesmo do filme foi da atuação de Jaden Smith, herdeiro de Will Smith. Talentoso e estiloso, Jaden certamente terá um futuro brilhante. Quanto ao filme, bem... é assistível.
Nota: 7


C O M É D I A
- O pequeno Nicolau (Le petit Nicolas)
Esse ano nunca ri tanto com um filme quanto com esse. Todos, todos os atores mirins e adultos, estão simplesmente fantásticos. Para mim, esse filme não tem um “senão” que macule a nota 1.000 que dou sem pestanejar. Vale a pena ver, rever e ver novamente.
Nota: 10

- Minhas Mães e Meu Pai (The Kids are all right)
Retrata com humor uma relação familiar cada vez mais atual. Atuação perfeita de todos e, certamente, irá gerar, pelo menos, uma indicação de melhor atriz para Annette Bening, que está perfeita.
Nota: 8

- Surpresa em Dobro (Old Dogs)
Colocar no mesmo filme Robin Williams e John Travolta já é motivo para risadas, mas misture-os em uma história insólita e só podia dar nisso: gargalhadas. Eles estão perfeitos.
Nota: 8


N A C I O N A L
- Tropa de Elite 2
O filme nacional mais aguardado do ano foi um sucesso arrasa quarteirão, com mais de 6 milhões de espectadores. O agora coronel Nascimento, interpretado pelo ator baiano Wagner Moura (um gato!), mais uma vez chegou para detonar os corações das moçoilas (ai ai...) e os cabeças da bandidagem, que dessa vez são os milicianos e políticos corruptos.
Nota: 10

- Chico Xavier
Não era muito fã de Chico Xavier, mas mesmo assim assisti ao filme e gostei. De qualquer maneira, qualquer pessoa que faça da sua vida um instrumento gerador de luz, paz e harmonia merece toda a minha admiração e Chico foi assim. O filme, no estilo documentário, nos mostra isso e nos emociona.
Nota: 8


R O M A N C E
- Cartas para Julieta (Letters to Juliet)
Olha que não sofro de diabetes, mas filmes açucarados demais me embrulham o estômago. Cartas para Julieta foi à medida certa para mim. Doce, sem ser meloso, com fotografia lindíssima (já disse e repito, a Itália ajuda muito nisso) e uma história que, para as românticas como eu, nunca morre.
Nota: 9

- Eloise (Eloïse)
Filme de temática GLS, narra a descoberta do amor entre duas jovens, Ásia e Eloïse, de maneira delicada e sensível. Filme lindo e comovente.
Nota: 9

- Querido John (Dear John)
A queridinha da hora, a atriz Amanda Seyfried, está nesse filme mostrando o que faz de melhor: carinha de boa moça apaixonada. Nesse filme você chora horrores, mas no final o amor sempre vence. É ou não é cute cute?
Nota: 8


S U S P E N S E
- Enterrado Vivo (Buried)
Excelente longa de suspense, que me prendeu do início ao fim. Mesmo com um final clichê (e qualquer um seria), o modo como aconteceu foi de tirar o fôlego. Se você não sofre de claustrofobia, vale a pena assistir ao filme.
Nota: 9

- Ilha do Medo (Shuttler Island)
Scorsese é um mestre e não há quem duvide disso. Este longa de suspense é um daqueles filmes bem produzidos, bem interpretados e com um final nada surpreendente. Mesmo assim, vale a pena assisti-lo várias vezes.
Nota: 9

- O Escritor Fantasma (The Ghost Writer)
Thriller de suspense envolvente em todos os detalhes. A atuação correta de todos os atores aliada a extraordinária direção de Roman Polanski faz deste filme um dos melhores deste gênero.
Nota: 8


D R A M A
- A Rede Social (the Social Network)
Diálogos rápidos, protagonista arrogante, cínico, egoísta e extremamente inteligente e esperto. Essa é a história do Facebook, ou melhor, de Mark Zuckerberg, o orgulho da geração Y. O filme é interessante e vale a pena ser visto.
Nota: 9

- Lembranças (Remember Me)
Uma atuação, digamos, morna de Robert Pattinson, o atual galã das moçoilas. Mas também vamos ser honestos, o personagem (Tyler) era tão profundo quanto um buraco de golfe. Mesmo assim, o final me surpreendeu e, por isso, este filme está na minha lista.
Nota: 8

- A morte e vida de Charlie (Charlie St Cloud)
Esse filme me emocionou. Comovente, sensível e bonito, assim é esse filme. Além disso, Zac Efron, além de muito gato, quer ser reconhecido pelo talento, mas para isso precisará escolher mais filmes desafiadores, mas este foi um bom personagem. No Brasil este filme tem estréia prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2011.
Nota: 8


A V E N T U R A
- Harry Potter e as Relíquias da Morte (Harry Potter and the Deathly Hallows)
Era o filme mais aguardado de 2010 e ele valeu cada dia de espera. A primeira parte do início do fim da saga dos bruxos Harry, Hermione e Rony foi perfeita, mesmo com uma e outra situação diferente do livro. Agora é esperar a segunda e última parte: a batalha final.
Nota: 10

- Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time)
Gostei ! Aventura, ação, humor e romance nas doses certas. O filme foi baseado em um antigo jogo de videogame, que fez sucesso nos final dos anos 80 e início dos 90, e quer saber? Depois do filme entreguei-me ao jogo, mas como sempre não me saí bem. Melhor rever o filme.
Nota: 9

- Fúria de Titãs (Clash of Titans)
OK, o filme não foi tão bom quanto poderia ter sido, além de colocar situações que não condizem com a história mitológica de Perseu, e isso me deixou muito irritada. Mesmo assim, despretensiosamente, o filme dá para passar o tempo.
Nota: 7


Faça você também a sua lista dos melhores de 2010. É sempre divertido relembrar dos personagens, histórias e situações de filmes que vimos. E prepare-se para os vários lançamentos aguardadíssimos para 2011 como: Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2; Thor; Saga Crepúsculo - Amanhecer, 1a parte; A garota da capa vermeha; Cisne Negro; Piratas do Caribe 4 - navegando em águas misteriosas etc.

1 comentário:

  1. Ahhhhhh ameeeeeei Toy Story 3!!!! Como disse o Anderson (que tb adora animação) não se fazem mais filmes para crianças... Tamanha emoção que eles depositam , dificilmente uma criança percebe isso... (Será?)

    ResponderEliminar