sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Na Natureza Selvagem (Into The Wild)

Após concluir seu curso na Emory University, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias - cerca de US$ 24 mil - para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher se depara com uma série de personagens que irão moldar sua vida para sempre.

Adoro filmes biográficos. Sempre aprendo algo, além de ficar encantada com a vida (coragem!) que a pessoa levou até ser o que é atualmente. Esse filme não foge a regra.
Longa estilo road movie, gênero muito usado para reflexões, aventuras e descoberta de si próprio, acima de tudo. Além disso tudo, tem direção caprichada e sensível de Sean Penn.
Na Natureza Selvagem é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jon Krakauer, sobre a vida de Christopher McCandless que, aos 22 anos, largou tudo e partiu em busca de liberdade e aventura. Rebatizou-se como Alexander Supertramp e tinha uma meta: ir para o Alasca. Para isso ele cruzou os Estados Unidos e conheceu muitas pessoas que, ao longo dessa empreitada, lhe deram carona, lhe deram um emprego temporário, lhe deram uma casa, um ombro, uma história...
O filme também serve como instrumento de reflexão para nós mesmos. 1) Traçar uma meta e não ter medo de segui-la, e como ele disse a Tracy (Kristen Stewart): “Quando você quiser alguma coisa, estique o seu braço e pegue. Você consegue.” 2) Ao longo de nossas vidas encontramos várias pessoas e algumas entram como anjos. Eles nos dão conselhos, ombro, amor, amizade... Sim, existe ser humano do bem!
Atuação perfeita, impecável, de Emile Hirsch. - Sabe aquele carinha do filme sessão da tarde, “Show de Vizinha”? Pois é, é ele. – Mas não posso esquecer dos hippies modernos, interpretados pelos atores Brian Dierker e Catherine Keener, e de Hal Holbrook, fazendo o inesquecível viúvo veterano de guerra, Ron Franz, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante em 2008.
Trilha sonora, marcante, de Eddie Vedder, ex-vocalista do Pearl Jam, e fotografia caprichada completam este filme que, para mim, é perfeito e emocionante. Chorei muito no final, principalmente vendo a foto do verdadeiro Chris... Tem pessoas que nasceram para a liberdade e livres devem ser.

__________________
Na Natureza Selvagem (Into The Wild)
Diretor: Sean Penn
Atores: Emile Hirsch, Brian Dierker, Catherine Keener, Hal Holbrook
2008, biografia – drama

Sem comentários:

Enviar um comentário