terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita (True Grit)

Quando o pai da jovem de quatorze anos Mattie Ross (Steinfeld) é baleado a sangue frio pelo covarde Tom Chaney (Brolin), ela segue determinada a trazê-lo á justiça. Com a ajuda do bêbado federal Rooster Cogburn (Bridges), ela parte – apesar das objeções dele – para caçar Chaney. O sangue derramado de seu pai faz com que ela tenha que perseguir o criminoso em território indígena e encontrá-lo antes que Texas Ranger, chamado LeBoeuf (Damon), capture-o e o leve de volta ao Texas pelo assassinato de outro homem.

Este filme é um remake do clássico do faroeste, de mesmo nome, de 1969 e protagonizado por John Wayne (Cogburn) que, inclusive, ganhou o Oscar de melhor ator por esse trabalho. Não vi o original, portanto, não tenho como comparar os dois longas.
De qualquer maneira, a interpretação de Jeff Bridges é fantástica. Aliás, o elenco e a atuação de todos são excelentes.
O filme nos apresenta uma história de vingança. Órfã de pai, aos 14 anos, Mattie quer justiça. Como nos tramites legais não vê cooperação, resolve contratar um federal, bêbado, para esse serviço.
Mais do que um simples filme de Velho Oeste, os irmãos Coen, como é típico deles, coloca pitadas de humor negro, ironia e uma nuvem de sedução no ar, mas tudo muito sutil e respeitoso. A menina de 14 anos, tão determinada, deixa os marmanjões encantados, mas ao mesmo tempo o seu olhar infantil e ingênuo está lá. Os momentos finais mostram muito bem esses sentimentos.
Incrível é a atuação sóbria e forte da jovem Hailee Steinfeld, sem dúvida a personagem principal do filme. É a sua estréia no cinema e já podemos dizer que assistimos ao nascimento de uma grande atriz.
O filme não é um western típico dos velhos tempos, mas é a cara dos novos e uma excelente sugestão.

Nota: 7

____________________
Bravura Indômita (True Grit)
Diretor: Ethan Coen, Joel Coen
Atores: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin
2011, aventura – drama

Sem comentários:

Enviar um comentário