sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Vencedor (The Fighter)

1993. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.

Confesso que não estava interessada em assistir ao filme, mas quando ouvi Rubens Ewald Filho (sabe tuuudo de cinema) dizendo mais ou menos assim: “Mesmo que você não goste de boxe, veja este filme. Mais do que uma história de boxe é uma história de família.”, não tive dúvida... Assisti!
Realmente, o boxe serve mais como pano de fundo, já que o longa é muito mais que isso. Ele trata das relações humanas e familiares. É um filme de olhar sensível e por ser uma história verídica, mais ainda nos impressiona.
Um irmão drogado e que adora ser o centro das atenções, o protagonista de seja lá o que for, é o treinador: tem o conhecimento, mas não a responsabilidade; uma mãe possessiva, dominadora e meio doida; um pai medroso, mas amoroso; sete irmãs desocupadas e encrenqueiras; uma namorada, muito parecida com a mãe no quesito mandona, mas mais esclarecida por ter uma visão de fora: Micky precisa ser mais profissional. Com um núcleo familiar desse calibre, não sei como Micky Ward conseguiu se manter são. Com certeza, as suas principais qualidades, calma e capacidade de conciliação, foram determinantes para a sua vitória, não só profissional, mas pessoal.
Ao longo deste filme conseguimos nos colocar no lugar de vários personagens e esse é um nocaute do diretor O. Russell. Não somos rigorosamente contra um determinado personagem, apenas nos irritamos com o modo dele tratar/resolver um assunto. É um filme que mexe com a gente.
O elenco é e está ótimo. A atuação é Christian Bale é brilhante. Magérrimo, perdeu 10kg, comendo pouco, para fazer esse personagem (nada que se compare aos 28kg que perdeu para fazer o filme O Operário). Os prêmios que têm ganhado de melhor ator coadjuvante são merecidos, sem dúvida. Porém, a atuação de Mark Wahlberg não fica atrás. O problema é que não são todos que percebem a atuação sutil feita por gestos e olhares. Amy Adams também está incrível e linda.

Nota: 8

____________________
O Vencedor (The Fighter)
Diretor: David O. Russell
Atores: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo
2011, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário