segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Mundo Mágico de Escher

Estive com minha afilhada no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, especialmente para apreciar a exposição de Maurits C. Escher, falecido em 1972. Fui apresentada à obra desse artista holandês no meu tempo de FACHA (Faculdade de Comunicação e Turismo Helio Alonso) e desde então fiquei apaixonada.
São 950 metros, do primeiro andar, repletos de mais de 70 gravuras originais, desenhos e 10 instalações interativas que são uma espécie de convite a este mundo incrível.
Os trabalhos de Escher estão entre os mais reproduzidos no planeta no séc. XX, com estampas em camisetas, por exemplo. Eu mesma tenho uma com a clássica obra do desenho das mãos.
Assim que entramos no hall do CCBB nos deparamos com a instalação “Sala de Relatividade”, um quarto distorcido que aumenta e diminui o tamanho do espectador, graças a um truque de perspectiva. Lembrei-me logo do filme que assisti, Temple Grandin, quando o professor mostrou um filme e apresentou essa questão para a turma.
Todas as instalações são incríveis, mas algumas fizeram mais sucesso comigo e com a minha afilhada. São elas: Olho Mágico, Poço Infinito, Escada, Sala Impossível, Metamorfose Platônica e A Casa de Escher.
A exposição é a maior seleção de obras do artista já exposta no Brasil (a primeira que vi foi no MAM). Fica no CCBB, do Rio, até o dia 27 de março, de 3ª a domingo, das 9h às 21h.
Excelente programa, gratuito, para você e seus filhos. Organize-se e vá visitar esse mundo incrível.

____________________
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Rua Primeiro de Março 66 – Centro – (21) 3808-0369
Terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita

Sem comentários:

Enviar um comentário