sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)

O filme conta a história de Dr. Parnassus e do seu Imaginarium, um espetáculo itinerante no qual o público, que é convidado a participar, tem a oportunidade de escolher entre a luz e a felicidade ou a escuridão e a tristeza, tudo isso tendo Dr. Parnassus como guia. Mas este é amaldiçoado, pois há milhares de anos fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, para ser imortal. Não satisfeito, séculos depois, ao conhecer o amor de sua vida, fez outra aposta com o diabo, na qual trocaria a imortalidade pela juventude. E o filme gira em torno dessa aposta, uma vez que o Doutor entra em desespero para proteger sua filha, Valentina, que ao completar 16 anos, será propriedade do Sr. Nick.

A verdade é que minha atenção estava voltada na última atuação de Heath Ledger que morreu, aos 29 anos, durante as filmagens do filme. Por isso, é tão arrepiantemente estranho quando o vi, através de seu personagem misterioso - Tony, falando de morte, fim, destino...
A outra curiosidade era como o diretor colocaria Depp, Law e Farrell no papel de Heath, mas a solução foi facílima uma vez que dentro do Imaginarium, você pode ser quem você quiser. Aliás, acredito até que a participação deles deu charme ao filme que, francamente, ficava mais interessante quando a ação se passava no mundo imaginário.
Não posso deixar de falar: atuação perfeita de Christopher Plummer, como o Dr. Parnassus e Verne Troyer, como seu pequeno assistente Percy. Minha paixão, Johnny Depp, sempre maravilhoso, mas nessa película seu personagem mais parecia o irmão mais novo do capitão Jack Sparrow, e confesso que fiquei um pouco frustrada. Por outro lado, Colin Farrell me surpreendeu positivamente.

____________________
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Doctor Parnassus)
Diretor: Terry Gilliam
Atores: Heath Ledger, Christopher Plummer, Lily Cole, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell
2009, aventura

Sem comentários:

Enviar um comentário