sexta-feira, 7 de maio de 2010

The Pacific


Com o orçamento de US$200 milhões, The Pacific é a série mais cara da televisão, e tem Steven Spielberg e Tom Hanks como seus produtores executivos.
Minissérie de 10 capítulos, exibida pela HBO, basicamente reconstitui a memória pessoal de 3 marines americanos (Robert Leckie, John Basilone e Eugene Sledge) durante o conflito entre EUA e o Japão, no litoral do Pacífico, em plena II Gerra Mundial.
Em entrevista à revista Time, Hanks afirmou: "Queríamos homenagear a coragem dos marines americanos na batalha, mas também queríamos que as pessoas dissessem: 'Não sabíamos que nossas tropas fizeram isso aos japoneses'."
Como espectadora comum, que pouco ou quase nada conhece da IIGM, a minissérie está sendo uma porta de entrada e saída para sentimentos doloridos...
Uma das frases que melhor exemplifica The Pacific foi dita no episódio 1, pelo Dr. Sledge ao filho Eugene: "A pior coisa em lidar com os combatentes da grande guerra, não era ver seus corpos rasgados, era ver suas almas destruídas." E é exatamente isso que percebemos nos rostos dos agora velhos combatentes de guerra, que dão depoimentos no início de cada episódio: almas profundamente marcadas, olhar distante... Juventude aniquilada em prol de um bem maior.
The Pacific é uma ode aos guerreiros corajosos e nessa composição não há vencedores ou ganhadores, mas seres humanos em situação desumana, pois, como já dizia o general William T. Sherman, "a guerra é o inferno", e na minissérie você observa bem esse retrato, principalmente nos episódios 6 e 7, sobre o combate em Peleliu.

Sem comentários:

Enviar um comentário