domingo, 23 de maio de 2010

Robin Hood (Robin Hood)

Robin "Hood" Longstride (Russell Crowe) faz parte do exército do rei Ricardo Coração de Leão, que está em plena cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar e encontra o agonizante Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e lá conhece Marion (Cate Blanchett), esposa de Loxley.

Lá fui eu ao cinema, meio sem grandes expectativas, afinal de contas quem não sabe da história de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, e que era leal ao bondoso e justo rei Ricardo Coração de Leão?! Pois é, quebrei a cara!
Esse filme, com 2h30 de duração (e sem necessidade de ser tão longo, diga-se de passagem), nos mostra um Robin como um simples arqueiro e não como um nobre; um Rei Ricardo não muito justo e nem um pouco bondoso, mas pelo menos o rei João não mudou: continua sendo um bom filho, se é que você me entende... A Marion aqui é casada e eu aprendi que ela era solteira e que o rei João queria porque queria casar com ela.
Esse novo ponto de vista me causou uma certa decepção, não vou negar, até porque saí do cinema com aquela pergunta: E aí? Quando o Robin acabar com o rei João, quem irá substituí-lo, já que o irmão morreu?
O filme também foi uma mistura sugestiva de outros filmes. A cena do desembarque dos franceses lembra o "Dia D" do "O Resgate do Soldado Ryan”. Em um determinado momento Robin se agacha e toca na terra. Tive que falar: Se ele pegar um pouco de terra e esfregar as mãos, é a reencarnação do "Gladiador".
O fato é que o filme é a cara do diretor, e mesmo a história sendo uma lenda e que de fato nunca houve um Robin Hood, o mito dele é imbatível e, por isso, acredito que essas mudanças não serão bem recebidas pela maioria dos espectadores. Eu não gostei e assim, peço com carinho: Não mexam nos meus heróis!

____________________
Robin Hood (Robin Hood)
Diretor: Ridley Scott
Atores: Russell Crowe, Cate Blanchett, Max Von Sydow
2010, aventura

Sem comentários:

Enviar um comentário