quinta-feira, 24 de março de 2011

Lixo Extraordinário (Waste Land)

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Vik Muniz, artista plástico e fotógrafo brasileiro, faz releituras de obras famosas usando, no caso deste documentário, o lixo. Quando Vik decidiu que faria isso, principalmente pelo cunho social (o dinheiro arrecadado com a venda das obras foi doado para a associação dos catadores), ele visitou o aterro sanitário do Jardim Gramacho (o maior da América Latina), que fica no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Seu objetivo era fotografar cenas do lixão e transformá-las em obra de arte usando o material reciclado coletado pelos catadores.
O que ele certamente não imaginou era que por trás daqueles homens e mulheres batalhadores, existissem histórias tão impregnadas de força de vontade, sonho, solidariedade e desejo de melhorar de vida e, porque não alegria. Não alegria de estar onde estavam, porque ninguém quer essa vida para os seus, mas a alegria de estarem trabalhando honestamente, orgulhosos de conseguirem colocar o pão na mesa. Conhecer esse material humano é, na realidade, o ponto alto desse documentário.
“A gente às vezes se acha muito pequeno e as pessoas lá fora te acham muito grande, muito bonito.”, disse Irmã, uma das catadoras.
Você não sai desse filme da mesma maneira que entrou. A dura realidade dessas pessoas é como um punhal enfiado em seu coração. Igualdade de direitos e de oportunidades não pode ficar só nos discursos políticos. Isso tem que sair do plano imaginário o mais rapidamente possível. E qual deve ser o meu papel nisso? E o seu?

Nota: 10

Em tempo: Lixo Extraordinário foi indicado para o Oscar 2011 de melhor documentário, mas não levou. O vencedor foi o americano “Trabalho Interno”.

____________________
Lixo Extraordinário (Waste Land)
Diretor: Lucy Walker, Karen Harley, João Jardim
Elenco: Tião (Sebastião Carlos dos Santos), Zumbi (José Carlos da Silva Bala Lopes), Suelem Pereira Dias, Isis Rodrigues Garros
2010, documentário

Sem comentários:

Enviar um comentário