quarta-feira, 16 de março de 2011

Secretariat

A dona de casa e mãe Penny Chenery (Diane Lane) não entendia nada de corrida de cavalos, uma área dominada até então por homens. Mas ela assumiu o controle do estábulo de seu pai doente e com a ajuda de um treinador veterano (John Malkovich), contra todas as probabilidades negativas, acabou fazendo o primeiro vencedor da Trípice Coroa em 25 anos de história do esporte, em 1973.

Se existe algum dicionário cinematográfico, no verbete “Disney” tem que estar escrito: sinônimo de qualidade e competência em filmes de princesa e de animais.
Mesmo sabendo o final, que é feliz, graças a Deus, não tem como não se emocionar. Eu derramei rios de lágrimas. Na verdade estou escrevendo este post com os olhos ainda marejados.
O filme conta a história, real, de Big Red ou, como ficou mais conhecido, Secretariat, um cavalo lindo, garboso, como todo bom garanhão deve ser. Vencedor da Tríplice Coroa, em 1973: Derby, Preakness e Belmont. Três corridas, três estados em apenas 5 semanas.
Sempre largando por último e ao longo da corrida conquistando posições até vencer, esse era o seu estilo. Mas exatamente na última corrida praticamente liderou a prova de ponta a ponta. Para se ter uma idéia do feito, 37 anos depois, seu tempo e sua margem de vitória nunca foram batidos.
É um filme que mostra coragem, determinação, autoconfiança, disposição, garra e estilo. Não tem príncipes e nem princesas, mas um herói de quatro patas que fala com os olhos, cuja energia salta da tela. Vá à locadora e pegue o DVD, pois aqui no Brasil não irá para o circuito. O longa é imperdível !

Nota: 9

____________________
Secretariat
Diretor: Randall Wallace
Atores: Diane Lane, John Malkovich, Otto Thorwarth
2011, drama

Sem comentários:

Enviar um comentário